Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SBB REALIZANDO PROJETO EM PROL DOS DEFICIENYES VISUAIS


Em 04 de janeiro de 1809, nascia, na frança, Louis Braille. Cego desde pequeno, Braille teve uma vida dedicada à promoção da inclusão do deficiente visual. Sua principal contribuição foi a criação e o desenvolvimento do método braile, sistema de pontos que permite a pessoa com deficiência visual ler e escrever. Seu invento foi de suma importância para que esse segmento da população começasse a ganhar mais participação e direitos na sociedade.
De acordo com o último Censo, realizado em 2000, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), o Brasil tem 15% de sua população afetada por algum tipo de deficiência dos quais 1,5 milhão são portadores de deficiências visuais. Diversas organizações do país dedicam-se a prestar atendimento a esse segmento da população, seja integralmente ou por meio de programas. Todas elas com o objetivo maior de promover a inclusão e o resgate da cidadania por parte desse público. Entre elas está a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) que é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social, filantrópica e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas.
A Bíblia é um instrumento de transformação espiritual e social, além de fonte de conhecimento e educação. Base cultural e do pensamento filosófico de toda a civilização ocidental, o Livro Sagrado contém, ainda, valores éticos capazes de auxiliar na construção de uma sociedade mais justa, pacífica e harmônica.
 Tendo como base esses princípios, a SBB tem a missão de:
"Difundir a Bíblia e a sua mensagem a todas as pessoas e a todos os grupos sociais como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento de valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento cultural e social."
A SBB criou a mais de 15 anos um programa específico para o deficiente visual, aproximadamente 2,5 mil deficientes visuais estão cadastrados no programa e, a cada três meses, recebem material em braile ou áudio, além de uma versão em braile da revista A Bíblia no Brasil. Além disso, perto de 25 instituições de diversas parte do país já contam com um exemplar da Bíblia completa em braile. Sábado 16 de maio foi entregue em Natal no seminário de ciências bíblicas um exemplar da bíblia braile a um dos organizadores da SBB do Rio Grande do Norte, com a finalidade de facilitar seu acesso em nosso estado.
Joseilson da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário