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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DOM MANOEL RECEBE BENEFICIO DE R$ 20 MIL


A Escola Estadual Dom Manoel Tavares de Araújo que se encontrava com poucas condições de trabalho foi contemplada no final do mês de setembro com o valor de R$ 20,000 (vinte mil reais) através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). O “PDDE” engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica, enquanto o “PDE” tem como prioridade uma educação básica de qualidade, pois investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos — pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola.
O repasse desse recurso é feito anualmente e bienalmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) às contas bancárias das unidades executoras das escolas, cabendo a elas utilizar os recursos para as seguintes finalidades: aquisição de material permanente; manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar; aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola; capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da educação; avaliação de aprendizagem; implementação de projeto pedagógico e desenvolvimento de atividades educacionais, tendo como objetivo geral tornar o ambiente escolar mais atrativo e prazeroso, e assim, melhorar o processo de ensino/ aprendizagem e reduzir o número de repetência e evasão. O valor transferido a cada escola é determinado com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias. Devido o índice baixo do IDEB em relação ao ano de 2008 o valor do recurso atual foi superior ao do ano anterior.
Em resposta ao “O EQUADOENSE” a cerca da forma como esse dinheiro está sendo usado na escola, a diretora (Ana Maria Tavares França) e o professor / amigo da escola (Gleitom Gomes de Souza), responderam que através desse dinheiro a escola comprou: um armário para armazenamento alimentar e uma frise para conserva de alimentos perecíveis, jogos e livros didáticos para as salas do Ensino Fundamental, um projetor de multimídia, uma impressora a lise, jogos diversos, material esportivos, mesas e cadeiras para atender ao público infantil, kit para o professor, material didático e pedagógico e materiais para solucionar alguns pequenos reparos da unidade escolar.
“A escola almeja para o ano de 2010, enviar um oficio para a Secretaria do Estado e a 9ª DIRED solicitando a ampliação da escola, uma rampa de acessibilidade e a implantação de um laboratório de informática e de uma biblioteca, contando também com o apoio de voluntários conhecidos como amigos da escola, para assim, oferecer uma educação com mais qualidade” (Gleitom Gomes).
Joseilson da Costa

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