Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DEZESSEIS ANOS SEM JOSÉ MARCELINO


No dia 7 de setembro de 1993, exatamente 16 anos, Equador perdeu o seu maior líder político, José Marcelino de Oliveira. Ele foi um homem que se destacou pelo seu trabalho e uma vontade inabalável de vencer, um homem de uma mentalidade evoluída, que apesar de pouco estudo, vislumbrou para seus filhos um futuro promissor, através da educação. José Marcelino era natural da cidade de Alagoa Nova, Paraíba, e morreu aos 83 anos de idade.
José Marcelino chegou ao município de Equador no ano de 1934, fixando residência no Sítio Quintos, onde conheceu a jovem Marina Bezerra da Trindade, com quem casou e desta união surgiram os filhos Epifânio Marcelino de Oliveira e Emília Bezerra de Oliveira.
Como homem público Seu Zé Marcelino ou Padrinho Zé, como era chamado por muitos na cidade, foi querido e respeitado, sendo o primeiro prefeito eleito pelo povo para exercer seu mandato, no período de 1964 a 1969 e, ainda foi eleito para um segundo mandato nos anos de 1973 a 1977, exercendo dois mandatos de prefeito neste município.
Como empresário, também, teve o seu lugar de destaque. Desenvolveu atividades agrícolas e explorou o extrativismo mineral, chegando a criar a empresa Mineração José Marcelino que, durante décadas, gerou empregos e, ainda exportou minérios para o Sul do País. Foi entrevistado pela Revista Time, internacional, como o homem mais bem-sucedido no ramo da mineração no Brasil.
Através das ações de trabalho de José Marcelino de Oliveira no período de 1942 e 1982, o município caminhou rumo ao desenvolvimento com a chegada dos Correios e Telégrafos, serviço telefônico, Posto Fiscal, escolas, hospital, energia elétrica, abastecimento de água, casas populares, estação repetidora de televisão e, dentre suas ações a que ele considerou mais importante, foi a emancipação da cidade, no dia 17 de março de 1963. Esta é a história que Equador tem arquivada na memória de quem viveu a era José Marcelino de Oliveira, durante seus 40 anos de trabalho pelo progresso do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário