Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SEU ALONSO: UM EXEMPLO DE CIDADANIA


Nesta edição quero prestar uma homenagem ao meu tio Alonso Nunes de Souza, que assim como muito de nossos entes queridos, partiu para o descanso eterno. Diante disso e ainda consternado com seu falecimento estamos divulgando um breve relato de sua existência feito por seu neto, Mateus.
Ora seu Alonso não mereceu, por parte da Casa Legislativa (Câmara de Vereadores), onde trabalhou por dois mandatos sem receber nenhum centavo em troca, nenhuma homenagem póstuma. Mas quem compareceu ao seu velório viu que ele estava rodeado dos parentes e amigos verdadeiros que ficaram para continuar a caminhada. A família agradece a todos em especial os amigos de seu Alonso, que não mediram esforços para dar-lhe seu ultimo adeus.
Em 15 de abril de 1923 nasceu, no Sítio Pau dos Ferros, Alonso Nunes de Souza, filho de Seu “Tôta” e Dona Severina, casal de agricultores, sendo sua mãe também benzedeira e parteira ( possivelmente a razão por que Seu Alonso sempre apresentou disposição em ajudar ao próximo). Desde muito cedo foi agricultor, atividade que nunca deixou. Ainda em Pau dos Ferros, casou₋se com a senhora Rita Ramos, com quem constituiu família. No ano de 1972, traz sua família para a cidade de Equador₋RN, passando a ser cidadão urbano, sem contudo abandonar a vida rural. Seu Alonso foi ao mesmo tempo homem do campo e da cidade.
A partir daí, desempenhou papéis importantes na história da cidade, do meio rural ao urbano. Morou literalmente no centro da cidade, mas madrugava no sítio. Apesar de pouco estudo, sua sabedoria e experiência o habilitaram a exercer atividades veterinárias e de enfermagem, para quem quer que fosse e a qualquer momento. Além disso, foi eleito vereador (trabalho público voluntário, pois na época o cargo não era remunerado) por dois mandatos consecutivos, o que lhe permitiu ampliar suas benfeitorias.
Saiu do foco político₋partidário e continuou com sua velha paixão pelo campo. Foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Equador por dois mandatos, e seria mais vezes não fosse o fardo da idade e do cansaço. Mesmo assim, cuidou de seu roçado até não mais poder.
Simples, honesto, respeitador e agradável, Seu Alonso foi um homem que, sem cerimônia, sabia agradar do mais novo ao mais velho, e, muitas virtudes estavam para ele assim como seu velho e sem descanso chapéu: inseparáveis. Impossível não se lembrar daquele senhor de chapéu, sentado de pernas cruzadas em um tamborete azul, todas as tardes, na porta de casa, convidando a todos para “tomar um pequeno”! Era tão amante da conversa que, mesmo no momento mais frágil de sua vida, quando idade e saúde já não mais colaboravam, insistia em sair todos os dias para visitar amigos e parentes numa rotina que mais parecia romaria.
Partiu para seu descanso merecido no dia 11 de setembro de 2009, e, além de esposa, filhos e netos, deixou um legado de honestidade, boa convivência e amor ao próximo, qualidades estas que estarão na memória e no coração daqueles que tiveram a oportunidade de conhecer, ser amigo, e a tamanha sorte de fazer parte da família deste grande homem que Deus, certamente, o chamou para os Seus. Saudades e boas lembranças marcam a despedida deste célebre cidadão, amigo, esposo, pai e avô.

Por Mateus de Souza Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário