Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

BLOGUEIRO NÃO CHECA VERACIDADE DE INFORMAÇÃO E MENTE AO EDITAR NOTÍCIAS


Edione Nóbrega
Foi publicado no último dia 10, no blog Paulinho Barra Pesada a informação que o atual prefeito do município de Equador Vanildo Fernandes teria recebido dinheiro do PSF sem está trabalhando. Leia na íntegra. “O então secretário de saúde do município de Equador no ano de 2005, e atual prefeito, Dr. Vanildo Fernandes Bezerra, foi denunciado por ter recebido indevidamente os pagamentos referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2005, quando na verdade o referido PSF só passou a funcionar em março do mesmo ano no município de Equador.” Consta, ainda, no blog Paulinho Barra Pesada que o atual prefeito, também é acusado de outras irregularidades administrativas.
O blogueiro mente quando afirma que Dr. Vanildo Fernandes era secretário de Saúde. Em janeiro e fevereiro de 2005 ele, o atual prefeito, era médico do município. O blogueiro mente, também, ao dizer que o PSF só começou a funcionar em março do referido ano, o que não é verdade. O PSF começou a funcionar em janeiro e os recursos do Governo Federal para pagamento dos dois meses trabalhados e manutenção do Programa é que foram liberados em março do mesmo ano. Ele esqueceu, ainda, de relatar em suas afirmações as outras irregularidades administrativas do prefeito do município de Equador.
Foi esquecido pelo blogueiro de checar a veracidade da informação e ler o que consta da auditoria realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde que diz: Em entendimento a notificação referente à auditoria nº. 5627, a qual tem a finalidade de investigar a procedência dos fatos retratados nas aquisições nº. 15 e 17/2007 – PRM Caicó/RN relatamos a seguinte justificativa:
O médico Vanildo Fernandes Bezerra justificava a administração municipal tendo em vista que existe a necessidade ao acesso dos serviços públicos de saúde da população a ser atendida pelo PSF II, independentemente de autorização para funcionamento e liberação dos recursos por parte do Governo Federal para início do Programa Saúde da Família; o município de Equador tomou a iniciativa de começar o programa nos meses de janeiro e fevereiro de 2005 com recursos próprios contratando os profissionais Vanildo Fernandes Bezerra (médico) e Maria Bernadete da Nóbrega (enfermeira). Isso mostra que os profissionais envolvidos realizaram o trabalho e receberam por merecer e tudo isso com aval e plena autorização do então prefeito Zenon Sabino de Oliveira. O secretário de saúde não movimenta o financeiro da Secretaria e sim as ações, quem assina cheques e faz a liberação de pagamento é a prefeitura, ou seja, quem assinou o cheque para realização do pagamentos do médico e da enfermeira foi o prefeito.
O JORNALISTA Paulinho Barra Pesada “esqueceu” de informar uma única verdade que consta da auditoria: O retardamento, em quatro meses, na implantação e funcionamento do Programa de Saúde Bucal, com parte dos recursos de R$ 2.316, destinado ao pagamento dos profissionais do programa utilizados na aquisição de próteses dentárias para pessoas ditas carentes, mas não identificadas, do município, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2006, coincidindo com o período da campanha político-eleitoral para governo do Estado, transparecendo indícios de que tais recursos foram utilizados para fins eleitoreiros e de acordo com o Departamento Jurídico da Prefeitura de Equador, é importante, antes de tudo, checar as informações para publicá-las. O Departamento Jurídico diz, ainda, que fica à disposição do blogueiro as verdadeiras informações sobre a auditoria realizada na Prefeitura Municipal de Equador e se quiser publicar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário