Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

TRATAMENTO DE HENSENIA


Começou a algumas semanas a campanha de combate à hanseníase. O objetivo do Ministério da Saúde é orientar a população a procurar os serviços de saúde assim que surjam os primeiros sintomas da doença, principalmente entre os adolescentes com menos de 15 anos de idade. Levantamento do ministério mostra que 47 mil casos são notificados por ano no país.
O contágio se dá por via respiratória, ou seja, a pessoa infectada libera o micróbio no ar ao tossir ou espirrar. A hanseníase é uma doença silenciosa, que fica incubada por anos, e, por isso, a população inicia o tratamento de forma tardia. A pessoa pode ficar com uma área do corpo adormecida por anos e só procurar um hospital quando a doença já está na forma mais grave. .........
Os principais sintomas da hanseníase são manchas brancas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, lisas ou ásperas, caroços avermelhados ou castanhos, câimbra ou dormência em áreas da pele, redução da sensibilidade à dor, calor ou frio, além do engrossamentos de nervos dos braços e perda de pelos nos locais das manchas.
A hanseníase tem cura, mesmo nos estágios mais avançados da doença. Assim que o paciente começa a ser tratado, a transmissão é interrompida e desaparece a possibilidade de seqüelas.
O tratamento é feito por via oral, com remédios disponíveis no Sistema Único de Saúdes (SUS), sem necessidade de internação. O tratamento, no entanto, não pode ser interrompido.

Joseilson da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário