Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A ESCOLA RESGATANDO O FOLCLORE


No dia 22 agosto, o Brasil comemorou o Dia do Folclore. Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação", e serve como uma maneira das pessoas compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História.
A Escola Estadual Profª Isabel Ferreira realizou um grande evento nessa data marcante. O evento teve seis horas de duração, proporcionando uma aprendizagem de forma prazerosa e dinâmica para todos os presentes.
Houve muita diversão com a radio PIF, que transmitia todos os acontecimentos dessa festa, anunciava recadinhos e interagia com toda a garota. Não podemos deixar de falar da diversidade de comidas típicas que deixava todos com água na boca de tão atraentes e deliciosas, as quais foram vendidas com o objetivo de arrecadar fundos para a turma concluinte. Também teve as exposição de objetos antigos, plantas medicinais e das obras de umas das grandes escritoras brasileira, Maria Godelive. Ela deu uma palestra aos ouvintes, e com certeza abrilhantou o evento com sua celebre presença.
Esse foi o segundo evento folclórico realizado, e sem dúvidas foi importantíssimo para todos, pois foi uma forma de manter sempre viva a cultura tão rica, de um povo cheio de hábitos e crenças exóticas, que é o povo brasileiro.

Geciany Larissa B. Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário