Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

GRITO DA TERRA BRASIL


O Grito da Terra Brasil (GTB) é uma das maiores atividades de massa que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais realiza, anualmente, desde 1995. É um momento em que apresentamos aos Governos Federal, Estaduais e Municipais, um conjunto de reflexões, reivindicações e anseios que são gerados a partir das necessidades da agricultura familiar brasileira.
Os GTBs realizados até agora, tiveram um papel fundamental na conquista de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar. O grande exemplo disso, é a existência do PRONAF - Programa Nacional da Agricultura Familiar, instituído pelo governo Federal. O mesmo é fruto dessa luta histórica do MSTTR.
O Grito da Terra é também um grande espaço de diálogo com a sociedade. Através das nossas manifestações, buscamos sensibilizar a população do campo e da cidade sobre a importância de um Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável, com base na realização de uma verdadeira Reforma Agrária e o no fortalecimento da Agricultura Familiar. Mostramos que esta é uma condição indispensável para acabarmos com as profundas desigualdades existentes e solucionar problemas crônicos como o desemprego, a fome e a violência urbana e rural.
Em 2003, as negociações foram realizadas na primeira quinzena de maio, culminando com um grande ato público em Brasília que contou com a presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Na ocasião, o Movimento Sindical, representado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura - CONTAG e pelas Federações Estaduais a ela filiadas, obteve importantes resultados que foram anunciados pelo próprio Presidente da República.
No Ceará, a grande manifestação do GTB/2003 aconteceu nos dias 25 e 26 de junho, quando milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais estiveram reunidos/as em Fortaleza. Durante esse período, realizamos audiências com os diversos órgãos do Governo Estadual e do Governo Federal no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário