Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ANABOLIZANTES-ESTERÓIDES


Nesse número iniciamos uma coluna informativa sobre saúde no esporte e suas particularidades especificas.
Começamos com uma entrevista com o professor de educação física Crizaldo Marcelino Fernandes, sobre o uso de esteróides anabolizantes e seus efeitos adversos.

O EQUADOENSE: Professor Crizaldo, o que são anabolizantes ou esteróides?
CRIZALDO: Os esteróides anabolizantes, são substitutos sintéticos do hormônio masculino (testosterona) fabricados pelos testículos. Sua principal ação é levar ao crescimento da musculatura, o que nós chamamos de efeito anabólico; e também desenvolve as características sexuais masculinas o que se defini como efeito androgênios, daí o nome de esteróides anabolizantes androgênios.
O EQUADOENSE: Qualquer pessoa pode fazer uso dessa substância?
CRIZALDO: Os anabolizantes Possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que, por algum motivo de doença tenha ocorrido um déficit natural desse hormônio.
O EQUADOENSE: Porque as pessoas buscam de forma objetiva o uso de tais substâncias?
CRIZALDO: A busca pelo corpo perfeito tem atraído um grande número de consumidores dessas drogas. As pessoas insatisfeitas com a aparência utilizam de forma indisciplinada essas “drogas” sem necessidade médica, esse uso estético não é médico, portanto é ilegal e ainda acarreta problemas á saúde.
O EQUADOENSE: Qual o público alvo?
CRIZALDO: Sabe-se que o consumidor preferencial é entre 18 e 34 anos e, em geral é do sexo masculino.
O EQUADOENSE: É verdade que certos usuários utilizam produtos ou substancias destinadas ao uso veterinário?
CRIZALDO: Sim, alguns usuários chegam a utilizar produtos veterinários, a base de esteróides, sobre os quais não se tem nenhuma idéia dos riscos do uso em humanos.
O EQUADOENSE: O Sr. poderia listar algumas dessas substâncias?
CRIZALDO: As que denominarei são utilizadas de forma ilícita em todo Brasil, são elas: Winstrol, Androxon, Deca-durabolin, Durateston, etc.
O EQUADOENSE: O senhor poderia nos informar quais os efeitos do abuso dessas drogas?
CRIZALDO: Muitos são os efeitos do uso dessas drogas, por exemplo: irritação, problemas hepáticos, agressividade, acne grave (em geral ocorre nas costas e no peito ocasionando um problema estético e sério), problemas sexuais e cardiovasculares, diminuição de HDL (bom colesterol), diminuição de imunidade, etc.
O EQUADOENSE: Já que o sexo masculino é o principal consumidor, como o senhor especificaria as relações do uso de esteróides nos homens?
CRIZALDO: No homem especificamente, observa-se, diminuição dos testículos, a contagem de espermatozóides é reduzida, impotência, infertilidade, calvície, ginecomastia, (desenvolvimento das mamas), dificuldade ou dor para urinar, almento da próstata e hipertrofia cardíaca.
O EQUADOENSE: O senhor acha que existem pessoas fazendo uso dessas substâncias em nossa cidade?
CRIZALDO: Em todos os lugares sempre existiram pessoas que sofrem de DISMOFOBIA CORPORAL. Isto é, insatisfação com o corpo, o que forma tais usuários clinicamente deprimidos.
O EQUADOENSE: Mas, a pergunta que fizemos não foi essa... (Crizaldo toma a palavra)
CRIZALDO: Gente, Equador também é Brasil, portanto...!

Professor Crizaldo Marcelino Fernandes.
Formado em Ed. Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Pós-graduado em Pscicomotricidade / com Registro no CREF nº 001530/GRN, Orientador de exercícios aeróbicos e Ginástica Reparativa para terceira idade.
Coordenador do Projeto Viva Mulher na cidade de Santana do Seridó/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário