Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

EMATER-RN PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA PEQUENOS PECUARISTAS


A EMATER-RN junto com algumas associações de nosso município realizou segunda-feira 25 de maio na escola de inclusão digital um fórum referente a importância da utilidade do Kit Embrapa Manual para a melhoria das condições de vida dos produtores de leite do nosso município.
O fórum teve como oradores o zootécnico Rodrigo M. Jordão de Vasconcelos e a veterinária Lourena Simplício. Esses dois profissionais foram responsáveis pela a apresentação do Kit de Ordenha Manual concernente a instrução normativa 51/2002 publicada no Diário Oficial da União em 20/09/2002, da Secretária de defesa Agropecuária do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento,que rege as principais normas referentes à qualidade do leite produzido no país.
Após a verificação da insuficiente qualidade do leite produzido no país e a disponibilização das novas orientações à consulta pública, houve a publicação da IN N° 51 que apresenta novos normativos com o objetivo de atualização do setor para a melhoria da qualidade da matéria-prima e redução dos seus custos de coleta, visando tanto ao mercado consumidor interno como às exportações.
Foi previsto um calendário diferenciado em termos regionais para a progressiva adaptação de produtores e laticínios às novas exigências de qualidade do leite cru refrigerado, que se estende de 2002 até 2011 para a região Centro-Sul (Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e que só entrou em vigor na nossa região (Norte e Nordeste) em 2007.
O KIT Embrapa de Ordenha Manual é uma tecnologia social que surge pra solucionar, de forma simples e prática, obstáculos que impedem o desenvolvimento dos produtores familiares de nosso município e região, possibilitando-o a manutenção deles na cadeia produtiva do leite com um produto de qualidade.
O uso correto do Kit torna possível a produção de um leite seguro do ponto de vista sanitário e nutricional para os consumidores. Pode ainda possibilitar melhor remuneração aos produtos de leite na sua comercialização.
Como tecnologia social e sendo uma inovação aberta, o kit deve ser apropriado e construído pelos próprios produtores, coube as instituições de assistência técnica e extensão rural a orientação na utilização correta dos equipamentos e dos procedimentos de ordenha adequados.
O Kit de Ordenha Manual é um conjunto de utensílios , peças, insumos e procedimentos de baixo custo.

Jardel Barboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário