Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

HOMENAGEM À ANDREZZA

Faleceu no dia 09 de fevereiro em nossa cidade Andrezza de Oliveira Santos Silva, casada com o vereador Junior de Caju, 29 anos, mãe de uma filha, professora .

Andrezza foi vitima da síndrome de Guillain-Barré ou polirradiculoneurite aguda que é uma doença desmielinizante caracterizada por uma inflamação aguda com perda da mielina (membrana de lipídeos e proteína que envolve os nervos e facilita a transmissão do estímulo nervoso) dos nervos periféricos e às vezes de raízes nervosas proximais e de nervos cranianos (nervos que emergem de uma parte do cérebro chamada tronco cerebral e suprem às funções específicas da cabeça, região do pescoço e vísceras).

A síndrome de Guillain Barré tem caráter autoimune. O indivíduo produz auto-anticorpos contra sua própria mielina. Então os nervos acometidos não podem transmitir os sinais que vêm do sistema nervoso central com eficiência, levando a uma perda da habilidade de grupos musculares de responderem aos comandos cerebrais. O cérebro também recebe menos sinais sensitivos do corpo, resultando em inabilidade para sentir o contato com a pele, dor ou calor.

Em muitas pessoas o início da doença é precedido por infecção de vias respiratórias altas, de gastroenterite aguda (por campylobacter) e, num pequeno número de casos, por vacinação especialmente contra gripe e em raras ocasiões contra hepatite B e contra o tétano.

Algumas das manifestações clínicas da síndrome de Guillain-Barré são:

Dor nos membros inferiores seguida por fraqueza muscular progressiva de distribuição geralmente simétrica e distal que evolui para diminuição ou perda dos movimentos de maneira ascendente com flacidez dos músculos;

Perda dos reflexos profundos de início distal, bilateral e simétrico a partir das primeiras horas ou primeiros dias;

Sintomas sensitivos: dor neurogênica, queimação e formigamento distal, etc..

Os sintomas da síndrome de Guillain-Barré variam de pessoa para pessoa e podem ser moderados ou severos.

Essa sindrome foi responsável pelo falecimento de Andrezza. Queremos usar esse espaço para homenagear-la por tudo o que ela foi em nosso meio, pela pessoa meiga e carismática, pelo o exemplo de cristã, de mãe, de filha, de profissional, pela maneira a qual encarava os desafios da vida, pela sua forma de lutar pelos os seus objetivos, enfim, pela pessoa maravilhosa que ela foi.

Tive a felicidade de tê-la como uma das minhas professoras enquanto estudava o ensino fundamental, e a sua forma de ensinar e de transmitir os conteúdos ficaram gravados em minha mente até hoje, maneira atraente e especial que poucos tem como ela teve.

Joseilson da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário