Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de março de 2010

TERREMOTOS EM PERNAMBUCO.

Uma onda de terremotos vem tomando conta de várias partes do mundo. Depois da grande catástrofe do Haiti, onde mais de 250 mil pessoas morreram, outros países também registraram abalos, foi o caso do Chile, Colômbia e mais recentemente a Turquia.
No entanto, para quem pensa que é só fora do Brasil que isso acontece, está muito enganado, pequenos tremores começaram a ser sentidos no Brasil com mais freqüência de uns meses pra cá. Caruaru e São Caetano em Pernambuco registraram pequenos sismos no dia 27 de fevereiro deste ano. Logo após o grande tremor do Chile, São Paulo também sentiu a terra tremer.
Agora, foi a vez do município de Alagoinha no Agreste pernambucano sentir os abalos. Nesta ultima segunda-feira (08 de março) moradores da cidade afirmaram que ouviram um forte estrondo e que pessoas no centro da cidade passaram mal. Pelo menos cinco municípios do agreste pernambucano relataram ter sentido a terra tremer
A região central do agreste de Pernambuco já é conhecida pelos constantes eventos sísmicos. Segundos especialistas, uma falha sismológica é o motivo dos constantes eventos. Em 2002, uma série de tremores, de até 3,9 graus na escala Richter, derrubou algumas casas e danificou vários prédios.
O técnico da UFRN tranquilizou a população, afirmando que não há risco de terremotos de grande magnitude na região. “A população deve ficar tranquila, pois essa atividade sísmica é conhecida na região, e a magnitude máxima chega a 4 [pontos na escala Richter], bem diferente dessas regiões como o Chile, onde ocorrem grandes terremotos”, assegurou Eduardo Alexandre.

Evanilza M. Marcelino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário