Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

PROJETO: “EDUCAR PARA PROMOVER A PAZ

A Diocese de Caicó financiada pela Caritas Brasileiras em Parceria com a Pastoral Carcerária, Ouvidoria de policia do RN, Igrejas Secretarias Municipais e outras Instituições comunitárias, está realizando o projeto: “Educar para promover a paz.”

Esse projeto tem como objetivo mobilizar a comunidade no geral para debater acerca da segurança pública, da violência, voltada para a construção de uma cultura de paz dependendo da dinâmica de interesse no final do projeto pretende implantar um núcleo de mediações de conflitos no Bairro.

Inicialmente o projeto abraçará o bairro Dinarte Mariz envolvendo a Escola Municipal Presidente Costa e Silva que está situada no mesmo, dependendo do resultado e do interesse da população poderá ser implantada no restante da comunidade.

Na fase inicial o projeto trabalhou a mobilização da comunidade em torno da problemática citada, após iniciou-se a fase pratica onde foram capacitados educadores da escola do bairro, que foi realizado na cidade de Caicó sobre a questão da violência escolar e mediações de conflitos, foram tiradas questões praticas para desenvolver na escola e ações para trabalhar com a juventude, mulheres e estudantes do meio escolar.

O próximo passo será a realização de uma reunião com as mulheres do bairro para a sensibilização sobre o projeto, pensar em uma organização de mulheres para o bairro escolher em media 40 delas que irão participar no mês de Junho de um curso de cidadania que será promovido em parceria com o conselho estadual de mulheres.

No próximo dia 27 na cidade de Acari haverá uma capacitação envolvendo alunos da comunidade escolar onde de Equador terão 10 alunos participando.

No mês de maio será realizado um curso sobre segurança cidadã em parceria com a CONEC, também capacitando pessoas no bairro para atuarem como agentes multiplicadores e promotores da paz.

Nesta última sexta-feira foi realizada uma reunião às 19:00 hs no prédio do PETI com representação de mulheres das ruas Ademar Soares, José Marcelino de Oliveira, 31 de Março, Jacob Alves e Malaquias da Silva, e nesta próxima segunda-feira (26 de abril) haverá uma outra reunião as 19:00 hs no templo da Igreja Batista Missionária com representação das mulheres das ruas Joaquim Pedro, Ageu de Castro, Mariano Alves e Francisco Ferreira da Silva.

Qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto e que queira contribuir para uma Sociedade melhor e mais Passiva poderá entrar no projeto.

Após a reunião será definido juntamente as presentes as data e horários para as próximas reuniões.

“ A coordenação do projeto em nível de Seridó, sentido a falta dos homens em todas as etapas do projeto estará pensando ações onde possa surgir um interesse maior dos mesmos para que se envolvam nas ações propostas.”

Em cada cidade foi formada uma coordenação local envolvendo diversas Instituições. Em nossa cidade quem estará coordenando o projeto será Ana Etelvina (representado a coordenadoria geral), Maria Betânia Freitas ( representado a Assistência social), Maria Isabela (representado a Igreja Católica), Luzinete Barboza de Lima (representado a Saúde),Kacilda Cândida(representando a Educação) e representantes do sindicato dos trabalhadores rurais.



Joseilson da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário