Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

ABELHAS MATA AGRICULTOR

No dia 12 de abril o agricultor, Sebastião Pereira dos Santos, 54 anos, natural de Parelhas, e residente no Sitio Pau dos Ferros, zona rural de Equador/RN, foi atacado por abelhas e morreu.

Sebastião saiu de casa por volta do meio dia daquela segunda-feira, dizendo que iria arrancar estacas de madeira no mato, mas, demorando a retornar para casa, sua irmã foi a sua procura, porém o encontrou morto. Sua cabeça estava coberta por abelhas, as quais o atacou e tirou sua vida.

Foi a segunda morte em menos de quinze dias por ataques de abelhas. Os efeitos das picadas das abelhas variam de intensidade, na dependência do número de ferroadas e da sensibilidade do indivíduo ao veneno.

Quando perturbadas, as abelhas emitem um feromônio de alarme (iso-pentil acetato) e altas concentrações são depositadas com o ferrão no local da picada. Uma só abelha pode armazenar 0,1 mg de veneno e até 500 ferroadas (ou bem menos se a pessoa for alérgica) podem ameaçar a vida de um adulto. No caso de Sebastião ele sofreu cerca de 1.400 picadas, segundo alguns que estiveram presentes na hora que foram remover o corpo do local da tragédia. Devido essa grande quantidade de picadas justifica-se o fato do mesmo não ter suportado e sobrevivido.

Alexandre Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário