Pesquisar este blog

domingo, 7 de fevereiro de 2010

MEMÓRIAS À ULISSES POTIGUAR

O ex-deputado estadual Ulisses Bezerra Potiguar morreu no último domingo, aos 83 anos, de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em agosto do ano passado. O sepultamento aconteceu as 9h no Cemitério São Judas Tadeu, em Parelhas, sua cidade natal, onde foi vereador e prefeito. Amigos, correligionários e familiares o descreveram como um exemplo de médico e de homem público.
De acordo com Ulisses Potiguar Filho, seu pai não conseguiu se recuperar plenamente do AVC, chegando a receber alta e a retornar ao hospital por duas vezes com desidratação. A última internação foi no dia 5 de março de onde não mais saiu. Ele deixou três filhos - Ulisséa e Uélcio - e a viúva, Lisete Montenegro Bezerra, 88 anos, que se encontra internada há seis meses em virtude de complicações por causa de Alzheimer e pneumonia.
Médico desde 1951, Ulisses Potiguar foi vereador de 1954 a 1958, deputado estadual de 1959 a 1971, deputado federal de 1975 a 1979, além de dirigir o IPE e ter sido conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.‘‘Ele deixa uma lição de honestidade, fidelidade. Tudo’’, disse Ulisses Filho bastante consternado.
O ex-deputado estadual e contemporâneo de Ulisses Potiguar, Ezequiel Ferreira, disse que os dois foram colegas durante três legislaturas na Assembléia Legislativa. ‘‘Ulisses era uma grande figura humana, muito espirituoso e que teve uma vida pública intensa. Ele foi quase tudo no Rio Grande do Norte, sempre acompanhando o senador Dinarte Mariz’’ afirmou o deputado estadual Ezequiel Ferreira, ao lado do filho.
O ex-secretário Manoel de Brito afirmou que Ulisses Potiguar era um médico humanitário, que nunca cobrou por suas consultas, e um homem público de serviços prestados não só a região Seridó como a todo o estado. ‘‘Por onde passou, ele deixou um exemplo de honradez e competência’’, declarou. Já o deputado estadual Vivaldo Costa (PR) afirmou que ingressou na vida pública mirando-se no exemplo de Ulisses Potiguar. ‘‘Nós éramos amigos há quase 40 anos e correligionários da bandeira vermelha de Dinarte Mariz. Ulisses deixa um grande legado para sua família, um exemplo de homem público. Perde o Seridó, perde o Rio Grande do Norte’’, afirmou.
na terça dia 17 de março o prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros (PT) decretou luto por três dias em virtude do falecimento do ex-deputado Ulisses Bezerra Potiguar.

Além disso, o prefeito disponibilizou o Ginásio de Esportes Ovídio Dantas, local onde foi realizado o velório. Veículos também foram colocados à disposição das pessoas que moram na Zona Rural e que desejaram dar um adeus ao médico e político.
"Doutor Ulisses era um líder do nosso município, que se caracterizou pela sua coerência, pela sua posição firme das suas convicções. Tivemos algumas divergências políticas, mas nunca faltou o respeito, principalmente pela sua vida pública e bem que ele proporcionou a Parelhas durante toda sua vida pública e profissional", relatou o prefeito.
Ulisses também merece destaque aqui em Equador, por volta do ano de 1953 conhecido por sua capacidade na área da medicina e pelo seu excelente atendimento prestado a população, começou a fazer atendimentos na APMIE (Associação de Proteção e Maternidade e Infância de Equador), conhecida como a maternidade de Equador, onde hoje é a casa da família.
Em uma luta incansável ao lado do SR. José Marcelino de Oliveira, conseguiram com o apoio do governador Cortez Pereira o hospital de Equador, o antigo abrigo de menores, e vários outros benefícios para a nossa cidade.
Ele também foi responsável por apresentar o projeto da Lei de Criação do Município de Equador no “Plenário da Assembléia Legislativa no dia 23 de abril de 1962. Constatando nos anais da Assembléia Legislativa do RN que o Deputado Ulisses B. Potiguar, destacou no art. 1° do projeto da Lei que é criado o Município de Equador, desmembrando todo o seu território do de Parelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário