Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

EQUADOR CONTRA ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS


A campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes deste ano, foi lançada oficialmente segunda-feira 18 de maio, onde o tema da campanha de 2009 “Esquecer é permitir e lembrar é lutar” marcou a mobilização dessa data.
Equador agiu em prol dessa campanha, comemorando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o apoio da prefeitura municipal, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Tutelar, promovendo um fórum realizado na praça de eventos “Zequinha Sanfoneiro”, com objetivo de alertar a população quanto à necessidade de denunciar abusos e explorações infanto-juvenis.
O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal n. º 9970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual como forma de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem situações que envolvam qualquer tipo de violência e criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o País e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade..................
Desde a criação dessa Lei, a sociedade civil organizada promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual e ao mesmo tempo impulsionar a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.
Para denunciar, as pessoas devem procurar os conselhos tutelares, as delegacias especializadas, as polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, ou ligar gratuitamente para o Disque Denúncia Nacional (100) e o Disque Direitos Humanos Estadual (0800 31 1119).
No nosso país os sites de relacionamento avançaram muito e se tornaram aliados dos pedófilos. Estamos entre os três maiores abusadores, mas em crimes de Internet somos os primeiros, os que mais compram pornografia e ainda não temos uma legislação específica para crimes virtuais.
A gravidade do problema em todos os cantos do país e a necessidade de mudanças na legislação a fim de assegurar a punição dos agressores, são fatores que muito se discute para chegar a uma solução, porém pouco tem sido os resultados.
A punição para quem abusa sexualmente de crianças e adolescentes varia de acordo com o grau da agressão, onde o agressor pode ser punido de 1 a 12 anos de prisão.
“Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”. DENUNCIE!
Joseilson da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário